parent nodes: Interpretações dos hexagramas


37, no i-ching



index do verbete
37, no i-ching
rw
iuol
jl

110 101




rw

Acima SUN, A SUAVIDADE, VENTO

Abaixo LI, O ADERIR, FOGO

JULGAMENTO

A perseverança da mulher é favorável.

A família tem seus fundamentos no relacionamento entre marido e mulher. O laço que mantém a família unida é a fidelidade e a perseverança da mulher. A posição dela é no interior (segunda linha) e a posição dele, no exterior (quinta linha). O fato de o homem e a mulher ocuparem o lugar que lhes corresponde está de acordo com as grandes leis da natureza. Na família uma firme autoridade é necessária; isto é representado pelos pais. Quando o pai é realmente um pai e o filho um filho, quando o irmão mais velho preenche sua função como irmão mais velho, e o mais moço a que lhe é própria, quando o esposo é realmente esposo e a esposa uma esposa, então a família está em ordem. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão em ordem.

Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o marido e a mulher, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido ao príncipe, como lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral.

IMAGEM

O vento surge do fogo: a imagem da FAMÍLIA.

Assim, em suas palavras o homem superior possui conteúdo

e em seu modo de vida ele possui duração.

O calor gera força; isso representa o vento que é atiçado pelo fogo e dele surge. Isso indica uma influência que age do interior para o exterior. O mesmo é necessário para organizar a família. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos outros. Para poder exercer tal influência, as palavras precisam ter força, e só podem tê-la quando baseiam-se em algo verdadeiro, assim como a chama depende do combustível. As palavras exercem influência somente quando são objetivas e claramente referentes a circunstâncias definidas. Discursos e advertências genéricas não têm qualquer efeito. As palavras devem ainda estar apoiadas em todo um modo de vida, assim como o efeito do vento deriva de sua continuidade. Só uma conduta firme e conseqüente terá impacto sobre outros, fazendo com que se adaptem e se orientem por ela. Se a palavra e a conduta não estão em harmonia e não são conseqüentes, não terão efeito.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:

Firme decisão dentro da família.

O arrependimento desaparece.

A família deve formar uma unidade bem definida, dentro da qual cada membro conheça seu lugar. As crianças devem ser acostumadas desde cedo a normas firmes, antes que sua vontade se volte para outras direções. Se a ordem é imposta tardiamente, quando já se foi demasiado indulgente com a criança, tem-se de enfrentar a resistência dos caprichos e das paixões que se desenvolveram, havendo, portanto, motivo para arrependimento. Se a ordem é imposta desde o começo, ainda assim podem surgir motivos para arrependimento. Isto é inevitável em se tratando do convívio social em termos gerais — entretanto ele logo desaparecerá, e tudo se solucionará. Pois não há nada que possa ser mais facilmente evitado e que seja mais difícil de ser levado a cabo que "quebrar a vontade" de uma criança.

Seis na segunda posição significa:

Ela não deve seguir seus caprichos.

Deve cuidar dos alimentos no interior.

A perseverança traz boa fortuna.

A mulher deve sempre seguir a vontade do dono da casa, seja o pai, o esposo ou o filho mais velho. O lugar dela é dentro de casa. Ali, sem que precise sair em busca de outras responsabilidades, tem grandes e importantes deveres. Ela deve cuidar da alimentação de seus familiares, assim como das oferendas para os rituais. Com isso a mulher se torna o centro da vida social e religiosa da família. Sua perseverança nessa posição traz boa fortuna para toda a casa.

Aplicado às circunstâncias gerais o texto aconselha a não se procurar nada por meio da força, mas restringir-se aos deveres imediatos.

Nove na terceira posição significa:

Quando os ânimos na família se inflamam,

uma severidade excessiva causa arrependimento.

Apesar disso, boa fortuna.

Quando a mulher e a criança brincam e riem,

isso conduz, ao final, à humilhação.

Na família deve prevalecer um justo equilíbrio entre o rigor e a indulgência. Uma severidade excessiva contra os que nos são mais próximos leva ao arrependimento. O mais aconselhável é se fixar limites firmes dentro dos quais se permita aos indivíduos completa liberdade de movimento. Porém, em casos de dúvida, é preferível um excesso de rigor. Este, apesar dos erros que ocasionalmente possa acarretar, preserva ainda a disciplina na família, enquanto a fraqueza excessiva conduz à humilhação.

Seis na quarta posição significa:

Ela é a riqueza da casa.

Grande boa fortuna.

O bem-estar da família depende da dona da casa. O bem-estar prevalece quando as despesas e a receita são proporcionais. Isso traz grande boa fortuna. Aplicada à esfera da vida pública, essa linha se referiria ao leal administrador, cujas iniciativas propiciam o bem-estar geral.

Nove na quinta posição significa:

Como um rei ele se aproxima de sua família.

Não tema.

Boa fortuna.

O rei é o símbolo de um homem paterna! e interiormente rico. Ele não age infundindo temor, mas, ao contrário, toda a família pode confiar nele porque o amor rege seu relacionamento.46 Seu caráter por si só exerce a influência correta.

Nove na sexta posição significa:

Seu trabalho exige respeito

Ao final vem a boa fortuna.

A ordem da família baseia-se, em última instância, na pessoa do dono da casa. Quando ele cultiva sua personalidade de modo a que sua influência se deva à força da verdade interior, tudo corre bem na família. Aquele que ocupa aposição de direção deve assumir ele próprio as responsabilidades.

iuol

nota do autor

Este hexagrama representa as leis que regem a família. A linha forte ao alto representa o pai, a da primeira posição, o filho. A linha forte na quinta posição representa o marido, enquanto a linha maleável na segunda posição corresponde à esposa. Por outro lado, as duas linhas fortes na quinta e terceira posições representam dois irmãos e as linhas maleáveis correlatas, na quarta e segunda posições, suas esposas. Deste modo todos os vínculos e relacionamentos existentes no interior da família encontram uma expressão adequada. Cada linha individual ocupa a posição que corresponde à sua natureza. O fato de uma linha forte ocupar a sexta posição que corresponde à sua natureza. O fato de uma linha forte ocupar a sexta posição, onde se poderia esperar uma linha maleável, indica de modo bastante claro a forte liderança que deve emanar do chefe da família. Ela deve ser considerada não em sua condição de sexta linha, mas enquanto linha mais elevada. A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. A influência que emana do interior da família é representada pela imagem do vento gerado pelo fogo.

nota do autor

Os governantes do hexagrama são o nove na quinta posição e o seis na segunda posição, por isso se diz no Comentário sobre a Decisão: "A posição correta para a mulher é no interior; a posição correta para o homem é no exterior".

seqüência ;

Aquele que é ferido no exterior,c certamente se recolherá à sua família. Por isso vem a seguir o hexagrama A FAMÍLIA.

coletânea das indicações

A FAMÍLIA está no interior.

O trigrama superior Sun significa influência, o trigrama inferior Li indica clareza; assim sendo, o hexagrama como um todo indica, então, a influência que se dirige ao exterior, partindo da clareza interna. 81

julg amento

A FAMÍLIA.

A perseverança da mulher é favorável.

comentário sobre a decisão

A FAMÍLIA. A posição correta para a mulher é no interior, a posição correta para o homem é no exterior. O conceito supremo em toda a natureza é que o homem e a mulher ocupem seus lugares corretos. Entre os membros da família há uma rigorosa autoridade: a dos pais. Quando o pai é realmente um pai e o filho um filho, quando o irmão mais velho preenche sua função como irmão mais velho e o mais moço, a que lhe é própria, quando o esposo é realmente um esposo e a esposa, uma esposa, a casa está no caminho correto. Quando a casa está em ordem o mundo se estabelece num rumo firme.

Enquanto o Julgamento fala apenas da perseverança da mulher, uma vez que o hexagrama consiste das duas filhas mais velhas, Sun e Li, que se encontram em suas posições corretas a mais velha acima, a mais moça abaixo , o comentário parte dos dois governantes do hexagrama, o nove na quinta e o seis na segunda posição. Fala, por isso, do homem e da mulher, cujas posições corretas são, respectivamente, a externa e a interna. Essas posições para o homem e para a mulher correspondem às posições do céu e da terra e, por isso, são consideradas o conceito máximo na natureza (literalmente o céu e a terra). As posições adequadas para as diferentes linhas foram já discutidas acima. A ação da família no mundo corresponde à ação do fogo que cria o vento.

imag em

O vento surge do fogo:

a imagem da FAMÍLIA.

Assim, em suas palavras, o homem superior possui conteúdo e em seu modo de vida ele possui duração.

O vento é um efeito do fogo. Do mesmo modo, o efeito da ordem no interior da família é o de criar uma influência que traz ordem ao mundo. Isso se realiza quando as palavras do chefe da família têm conteúdo (assim como a chama depende do combustível) e seu modo de vida possui constância (assim como o vento que sopra sem cessar).

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Nove na primeira posição:

a) Firme decisão dentro da família.

O arrependimento desaparece.

b) "Firme decisão dentro da família."

A vontade ainda não se modificou.

Esta linha está ao início e representa, portanto, o momento em que a vontade de um indivíduo ainda não mudou para pior. Esse é o ponto em que se deve intervir e impedir a mudança.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Seis na segunda posição:

a) Ela não deve seguir seus caprichos. Deve cuidar dos alimentos no interior. A perseverança traz boa fortuna.

b) A boa fortuna do seis na segunda posição depende da devoção e da suavidade.

Devoção e suavidade são mencionados três vezes: no hexagrama 4, INSENSATEZ JUVENIL, como atributo necessário quando se serve a um instrutor, no hexagrama 53, DESENVOLVIMENTO, como atributo necessário quando se serve a um governante, e aqui, como atributo necessário quando se serve ao marido.

A linha central no trigrama Li representa a devoção e a correção que nada procura para si mesma.

Os trigramas nucleares são K'an, que significa o vinho e o alimento, e Li, que significa cozinhar e assar, sugerindo o preparo de alimentos como dever da mulher.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Nove na terceira posição:

a) Quando os ânimos na família se inflamam, uma severidade excessiva causa arrependimento. Apesar disso, boa fortuna. Quando a mulher e a criança brincam e riem, isso conduz, ao final, à humilhação.

b) "Quando os ânimos na família se inflamam", nada está por enquanto perdido. "Quando a mulher e a criança brincam e riem" perde-se a disciplina da casa.

Essa linha está ao alto do trigrama básico inferior Li, a chama, e ao mesmo tempo ao começo do trigrama nuclear superior, que também é Li; por isso implica num calor excessivo. Apesar de ser um erro, essa conduta ainda é preferível no caso de uma linha forte entre duas fracas. Quando essa linha se move, torna-se maleável, e a disciplina da casa é perdida.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Seis na quarta posição:

a) Ela é riqueza da casa. Grande boa fortuna!

b) "Ela é a riqueza da casa. grande boa fortuna", pois tem devoção e ocupa o lugar adequado.

A quarta é a linha inferior e maleável do trigrama superior Sun, suavidade. É também a linha central do trigrama nuclear superior Li. Quando esta linha se move, continua dentro do trigrama nuclear inferior Sun, que então se forma. Sun significa trabalho, seda, um mercado próximo - tudo o que promete riqueza. Como linha maleável numa posição adequada significa grande boa fortuna.

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Nove na quinta posição:

a) Como um rei ele se aproxima de sua família.

Não tema. Boa fortuna.

b) "Como um rei ele se aproxima de sua família";

eles se ligam uns aos outros com amor.

A linha é correta, central, por isso o símbolo do rei. Como governante do hexagrama, ela influência as demais linhas. Sendo central, não age recorrendo à severidade.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Nove na sexta posição:

a) Seu trabalho exige respeito.

Ao final vem a boa fortuna.

b) "Exige respeito" e "boa fortuna" indicam que as exigências são feitas em primeiro lugar a si mesmo.

Essa linha está ao final do hexagrama. Ela é forte e estável, por isso não recorre aos outros mas a si mesma, o que leva finalmente à boa fortuna.

jl

For (the realisation of what is taught in) Kiâ Zăn, (or for the regulation of the family), what is

p. 137

most advantageous is that the wife be firm and correct.

1. The first NINE, undivided, shows its subject establishing restrictive regulations in his household Occasion for repentance will disappear.

2. The second SIX, divided, shows its subject taking nothing on herself, but in her central place attending to the preparation of the food. Through her firm correctness there will be good fortune.

3. The third NINE, undivided, shows its subject (treating) the members of the household with stern severity. There will be occasion for repentance, there will be peril, (but) there will (also) be good fortune. If the wife and children were to be smirking and chattering, in the end there would be occasion for regret.

4. The fourth SIX, divided, shows its subject

p. 138

enriching the family. There will be great good fortune.

5. The fifth NINE, undivided, shows the influence of the king extending to his family. There need be no anxiety; there will be good fortune.

6. The topmost NINE, undivided, shows its subject possessed of sincerity and arrayed in majesty. In the end there will be good fortune.

Footnotes

138:XXXVII Kiâ Zăn, the name of the hexagram, simply means 'a household,' or 'the members of a family.' The subject of the essay based on the figure, however, is the regulation of the family, effected mainly by the co-operation of husband and wife in their several spheres, and only needing to become universal to secure the good order of the kingdom. The important place occupied by the wife in the family is seen in the short sentence of the Thwan. That she be firm and correct, and do her part well, is the first thing necessary to its regulation.

Line 1 is strong, and in a strong place. It suggests the necessity of strict rule in governing the family. Regulations must be established, and their observance strictly insisted on.

Line 2 is weak, and in the proper place for it,--the centre, moreover, of the lower trigram. It fitly represents the wife, and what is said on it tells us of her special sphere and duty; and that she should be unassuming in regard to all beyond her sphere; always being firm and correct. See the Shih, III, 350.

Line 3 is strong, and in an odd place. If the place were central, the strength would be tempered; but the subject of the line, in the topmost place of the trigram, may be expected to exceed in severity. But severity is not a bad thing in regulating a family;--it is better than laxity and indulgence.

Line 4 is weak, and in its proper place. The wife is again suggested to us, and we are told, that notwithstanding her being confined to the internal affairs of the household, she can do much to enrich the family.

The subject of the strong fifth line appears as the king. This may be the husband spoken of as also a king; or the real king whose merit is revealed first in his family, as often in the Shih, where king Wăn is the theme. The central place here tempers the display of the strength and power.

p. 139

Line 6 is also strong, and being in an even place, the subject of it might degenerate into stern severity, but he is supposed to be sincere, complete in his personal character and self-culture, and hence his action will only lead to good fortune.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???